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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas para boa Comunicação




Algumas dicas para quem deseja se comunicar cada vez melhor com seu cliente.

• Cultive sempre a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro;

• Ouça com atenção. Pergunte para não haver dúvidas no entendimento do que foi transmitido;

• Evite interpretar (ou julgar). Normalmente interpretamos com base no nosso ponto de vista e não no ponto de vista do outro. Novamente é melhor perguntar, do que interpretar errado;
• Ao falar com a pessoa, dê-lhe a devida atenção, olhe nos olhos, trate-as com distinção, respeito, simpatia, gentileza e consideração. Chame-a pelo nome, ou por pronomes de
tratamento adequados;

• Procure ouvir mais e falar menos Muitas vendas são perdidas e negócios são comprometidos por excesso de argumentação;
• Prepare-se para falar bem, com elegância, fluidez e naturalidade. Prepare também os representantes de sua empresa para falar.

• Saiba conectar-se com a outra pessoa procurando um ponto em comum, dando-lhe a devida e necessária atenção e criando um clima apropriado para uma negociação.
• Tenha segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua autoestima, para ficar calmo e tranquilo em qualquer situação.

• Fale bem, com boa voz, boa dicção.

• Administre a velocidade de fala, faça pausas e procure adequar o volume ao ambiente e ao (s) interlocutor (es).

• Seja objetivo, desenvolva as ideias com clareza, com começo, meio e fim, use exemplos para fortalecer os seus argumentos.
• Faça gestos adequados, tome cuidado com as mãos, evitando uma excessiva gesticulação.
• Busque a congruência da expressão facial ao conteúdo, tenha uma postura elegante e confiante.

• Utilize o vocabulário e a linguagem, adequados ao tipo de pessoa com quem estiver falando para falar na mesma “língua” do interlocutor. Isso exige flexibilidade e preparo.

• A aparência e elegância também contam pontos. Seja discreto ao vestir-se, zelando por uma impressão positiva, considerando um bom asseio corporal.
• Conheça e utilize regras de comportamento social para situações formais.
• Saiba como cumprimentar e apresentar pessoas, de quem e onde se deve ou não apertar as mãos, quando entregar cartões de visita, etc.
• Saiba como se comportar à mesa, manuseando talheres, taças, o que fazer e o que é proibido.

• Chame o seu cliente pelo nome. Aprenda e use uma técnica de memorização para lembrar do nome e informações importantes do seu cliente. Nada há de mais precioso, no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e consideração.

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